sexta-feira, 17 de outubro de 2008

17 de Outubro - Dia Internacional da Erradicação da Pobreza



Comemora-se hoje o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza. A data, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em Dezembro de 1992 e comemorada pela primeira vez a 17 de Outubro de 1993, é celebrada com acções públicas pelas Organizações Não-governamentais (ONG) que promovem a luta pelo fim da miséria.

Uma das principais frentes desta luta é pressionar os governos a adoptar políticas que impulsionem a inclusão social e económica e tornem efectivas as medidas que visam a erradicação da pobreza e o combate à desigualdade e ao preconceito.

Uma dessas acções públicas é o movimento «Levanta-te Contra a Pobreza», que pretende aliciar mais de 10 mil pessoas no mundo inteiro para que se levantem em sinal de protesto contra a pobreza.

Quatro milhões de portugueses estariam em risco de pobreza se não fossem os subsídios do Estado. Para a presidente da Federação dos Bancos Alimentares contra a Fome, Portugal tem uma nova classe de pobres - pessoas com emprego mas sem um salário para fazer face às despesas do agregado familiar. Já o presidente da Rede Europeia Anti-Pobreza considera que falta coragem politica para resolver o problema

“Tal como a escravatura e o apartheid, a pobreza não é natural. É gerada pelo Homem e pode ser combatida e erradicada pela acção dos seres humanos (...).”
Nelson Mandela

terça-feira, 14 de outubro de 2008

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

DIA MUNDIAL DO OVO

Sabe que dia foi ontem?

O calendário marcou 8 de Outubro, uma data especial... celebrou-se o primeiro Dia Mundial do Ovo!

Conheça um pouco mais sobre este produto alimentar.



A ideia de criar o Dia Mundial do Ovo partiu da International Egg Commission, que o considera um ingrediente perfeito para qualquer refeição.

A American Council of Science and Health anunciou que não comer ovos não é uma atitude prudente. Uma opinião também partilhada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que considera o ovo um produto excelente, tendo em conta a sua composição: é rico em vitaminas do grupo B, em sais minerais e apresenta apenas cerca de 11% de gordura, concentrada apenas na gema.
O Dia Mundial do Ovo, tem como objectivo desmistificar que o consumo de ovos faz mal à saúde, nomeadamente aos níveis de colesterol. Estudos científicos têm vindo a demonstrar que numa pessoa saudável, cerca de 4 a 5 ovos por semana, não provocam qualquer aumento dos níveis de colesterol; no entanto, pessoas que já tenham o colesterol sanguíneo muito elevado não devem abusar deste alimento, ressalva a comissão International Egg Comission


Lista de boas razões para celebrar o Dia Mundial do Ovo.


1 - A versatilidade do ovo como alimento, pois pode ser utilizado no todo ou apenas as suas partes, bem como pode ser cozinhado de inúmeras formas ou ter as mais variadas utilizações.
2 - O ovo tem elevada densidade nutricional pois proporcionalmente ao seu teor calórico fornece 12% do valor diário de proteínas, bem como disponibiliza outros nutrientes importantes tais como Vitaminas A, B6, B12, ferro, zinco.
3 -A qualidade da proteína do ovo é de tal maneira elevada, que é comum a comunidade científica utilizar o ovo como medida padrão para avaliar as proteínas de outros alimentos.
4 - Um alimento "magro". Da gordura encontrada no ovo, dois terços corresponde a gordura insaturada e saudável.
5 -O ovo é uma das formas mais económicas de poder comprar uma fonte de proteína.
6 -Pode ser utilizado em refeições a qualquer hora do dia, desde a refeição mais simples à mais elaborada.
7 -A gema do ovo é uma excelente fonte de colina, um nutriente cujas investigações demonstram ser necessário à formação de tecido cerebral e memória e também desempenhando um papel importante na prevenção de doenças do coração.
8 -"É um alimento Funcional" - A luteína e zeaxantim estão presentes no ovo e são substâncias que podem baixar significativamente o risco de degeneração macular que é uma das principais causa de cegueira afectando pessoas com mais de 65 anos. Além disso diminui a probabilidade de contrair cataratas.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008


"A melhor maneira de ser feliz é contribuir para a felicidade dos outros."
Baden Powell