segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Quem te avisa... amigo é

A tragédia ocorrida na Madeira no passado dia 20 de Fevereiro, só surpreendeu a quem se recusa a ler os sinais, patentes em todo o globo, resultantes de inadequadas intervenções humanas no nosso planeta.

É importante não repetir erros recentes e corrigir os antigos, de modo a que no futuro, em circunstâncias idênticas, as consequências sejam menos graves.


sábado, 20 de fevereiro de 2010

Aquecimento Global


Aquecimento Global




O aquecimento global é o aumento da temperatura do ar e dos oceanos registado nas últimas décadas com previsão para agravar. Ainda existe alguma polémica quanto há influencia do Homem nestas mudanças climatéricas, mas já há quem o assuma como a principal causa.

O IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), afirma que este aquecimento se deve ao aumento do «efeito de estufa», devido aos gases lançados para a atmosfera (o metano, o óxido de azoto, CFC´s e Dióxido de Carbono) que influenciam o dispersar do calor proveniente dos raios solares. Estes gases são originários desde a Revolução Industrial e com uma maior industrialização a nível global.

Existem previsões até 2100, esperando-se que a temperatura aumente entre um e 6 graus centígrados e o nível do mar consequentemente também devido ao derretimento dos glaciares, mesmo que os níveis de gases de «efeito de estufa» não aumentem.

Já estão em prática alguns planos para o combate ao aquecimento global, sendo o mais conhecido o Protocolo de Quioto, assinado por inúmeras nações desde 1997. O protocolo visa o compromisso dos países para a redução de emissões de gases com «efeito de estufa» e a cooperação entre as nações para essa diminuição.


Aqui ficam algumas das graves consequências do aquecimento global:

- Aumento do nível do mar, com o derretimento dos glaciares e a provável submerssão de cidades ou mesmo países.

- A deserigicação no seu sentido literal ou o aparecimento de novos desertos, com o desiquilibrio de ecossistemas devido ao aumento da temperatura, levando à morte de várias espécies animais e vegetais. (Muitos cientistas lembram que o deserto do Saara foi em tempos uma floresta maior que a Amazónia.)

- Devido a uma maior evaporação da água dos oceanos pelo aumento da temperatura, originará catástofres como tufões e ciclones.

- Ondas de calor sentidas em lugares que até então eram simplesmente amenas.

Fonte: http://ambiente.Kazulo.com/





segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Tornados


Tornados


O que é um tornado?

Um tornado consiste numa violenta coluna de ar, móvel e rotativa, que pode, ou não, entrar em contacto com o solo. A palavra tornado é de origem castelhana e pretende transmitir a noção do movimento circular de um torno que caracteriza o movimento do ar neste fenómeno.


Origem dos tornados

Os tornados ocorrem, geralmente, no decorrer de tempestades severas, junto de sistemas frontais, onde existe uma diferença significativa de temperatura entre as massas de ar adjacentes. A sua formação é feita em altitude, desenvolvendo-se posteriormente até ao solo, altura em que atinge a maturidade, podendo-se gerar mais do que um tornado ao mesmo tempo. O primeiro sinal de desenvolvimento superficial destes turbilhões de ar é um remoinho de poeira junto ao solo. Com o tempo, a coluna de ar vai estreitando até se dissipar por completo.
Os tornados deslocam-se a uma velocidade média de cerca de 48 km/h, ao longo de vários quilómetros, variando de quase estacionários até cerca de 115 km/h. O seu diâmetro médio ronda os 50 metros, podendo chegar, no entanto, até 1,6 quilómetros.