sábado, 12 de junho de 2010

Prémio Champalimaud Visão


A Fundação Champalimaud - criada por testamento do empresário António Champalimaud - apoia a investigação de ponta nas Ciências Médicas e tem como prioridade estimular descobertas que beneficiem as pessoas, bem como apoiar a descoberta de novos padrões de conhecimento.
A atribuição do galardão alterna entre a valorização de descobertas científicas excepcionais no campo da visão em anos par, enquanto em anos ímpar destina-se a reconhecer contribuições significativas para minimizar, no terreno, os efeitos das perturbações e perda de visão, especialmente nos países em desenvolvimento.

Este ano, os norte-americanos Anthony Movshon e William Newsome são os vencedores da edição do Prémio António Champalimaud Visão, pelos seus trabalhos sobre o papel do cérebro na reconstrução das imagens e na forma como os seres humanos agem e compreendem.
Ao longo dos últimos 30 anos, os dois cientistas realizaram «notáveis trabalhos», que alteraram a forma como é entendido o papel do cérebro «na reconstrução de imagens e na forma como os seres humanos percepcionam, interpretam e actuam».

terça-feira, 8 de junho de 2010

Teste de sangue detecta cancro melhor do que mamografia


Diagnóstico precoce de tumores, tanto da mama como da próstata, pode vir a ser mais eficaz

No futuro, o diagnóstico precoce do cancro passa pela realização de testes pouco invasivos e seguros como uma análise ao sangue. Existem várias empresas a investigar formas de detecção de tumores, como a Chronix Biomedical que acaba de apresentar um teste que permite identificar o cancro da próstata e tumores da mama nos seus estados iniciais.

A eficácia destes testes é maior que a mamografia tradicional e não os efeitos secundários de um teste radiológico. Com 92 por cento de sensibilidade e cem por cento de especificidade da análise ao sangue, a mamografia alcança 75 e 92 por cento, respectivamente.

Mesmo na detecção do cancro da próstata, as análises foram mais eficazes do que o PSA, actualmente o único teste no sangue para o tumor maligno masculino. Os resultados foram apresentados em Chicago, durante o congresso da Associação Americana de Oncologia.

O novo teste é prometedor, mas os resultados foram obtidos numa mostra ainda pequena, num ensaio clínico apenas com 575 pessoas, das quais 178 tinham um tumor inicial na mama, 197 cancro de próstata avançado e 200 indivíduos saudáveis para grupo de controlo.
Fonte: http://www.cienciahoje.pt

terça-feira, 1 de junho de 2010

Dia Mundial da Criança


O Dia Mundial da Criança deveria ser um dia para se pensar nas centenas de crianças que continuam a sofrer de maus tratos, doenças, fome e discriminações, e não apenas, como sendo um dia de festa.Após a 2ª Guerra Mundial, em 1945, muitos países da Europa entraram em crise.

Vivia-se muito mal, havia falta de comida, o dinheiro era pouco e muitas crianças tinham de trabalhar durante muitas horas para ajudar os pais.Em 1946, a Organização das Nações Unidas (ONU) começou a tentar resolver este problema. Surgiu a UNICEF, conhecida internacionalmente pelo que faz pelas crianças de todo o mundo. No entanto, e apesar de todos os esforços, nem todos os países do mundo estavam interessados nos direitos das crianças.

A Federação Democrática Internacional das Mulheres, em 1950, propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo, e esse dia foi comemorado pela primeira vez logo a 1 de Junho desse ano.

A ONU reconheceu logo de seguida que às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social, o direito a:
- amor e compreensão;
- alimentação adequada;
- cuidados médicos;- educação;
- protecção contra todas as formas de exploração;
- crescer num clima de paz.
No entanto, só nove anos depois, em 1959 é que estes direitos passaram para o papel.