quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

sábado, 18 de dezembro de 2010

Pémio Pessoa 2010

Reunido em Seteais, o Júri do Prémio Pessoa 2010 decidiu atribuir este prémio a Maria do Carmo Fonseca.


Maria do Carmo Fonseca, Professora Catedrática e Directora do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina de Lisboa, é a primeira mulher cientista a receber individualmente o Prémio Pessoa, o melhor galardão atribuído em Portugal da área da Cultura, das Artes e da Ciência.

A sua contribuição original na investigação científica, assim como as cinco publicações em revistas de grande prestígio internacional alcançadas este ano, foram argumentos decisivos para a decisão do júri.

O seu trabalho em prol da descodificação da informação genética das células humanas, tendo como objectivo final a melhor compreensão de doenças causadas por erros da natureza foi o aspecto mais destacado pelo júri.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

À procura de vida extraterrestre



Os cientistas da Nasa descobriram nas águas do lago Mono, na Califórnia, nos EUA, uma bactéria que pode substituir o fósforo por arsénio, ao ponto de incorporar este elemento no seu ADN.


As formas de vida até agora conhecidas são compostas por seis elementos: carbono, hidrogénio, nitrogénio, oxigénio, enxofre e fósforo.


Esta descoberta irá ter impacto na investigação de formas de vida extraterrestre pois abre a possibilidade de existirem formas de vida em planetas que não têm fósforo na sua atmosfera.