A ideia de criar o Dia Mundial do Ovo partiu da International Egg Commission, que o considera um ingrediente perfeito para qualquer refeição.
A American Council of Science and Health anunciou que não comer ovos não é uma atitude prudente. Uma opinião também partilhada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que considera o ovo um produto excelente, tendo em conta a sua composição: é rico em vitaminas do grupo B, em sais minerais e apresenta apenas cerca de 11% de gordura, concentrada apenas na gema.
O Dia Mundial do Ovo, tem como objectivo desmistificar que o consumo de ovos faz mal à saúde, nomeadamente aos níveis de colesterol. Estudos científicos têm vindo a demonstrar que numa pessoa saudável, cerca de 4 a 5 ovos por semana, não provocam qualquer aumento dos níveis de colesterol; no entanto, pessoas que já tenham o colesterol sanguíneo muito elevado não devem abusar deste alimento, ressalva a comissão International Egg Comission
Lista de boas razões para celebrar o Dia Mundial do Ovo.
2 - O ovo tem elevada densidade nutricional pois proporcionalmente ao seu teor calórico fornece 12% do valor diário de proteínas, bem como disponibiliza outros nutrientes importantes tais como Vitaminas A, B6, B12, ferro, zinco.
3 -A qualidade da proteína do ovo é de tal maneira elevada, que é comum a comunidade científica utilizar o ovo como medida padrão para avaliar as proteínas de outros alimentos.
4 - Um alimento "magro". Da gordura encontrada no ovo, dois terços corresponde a gordura insaturada e saudável.
5 -O ovo é uma das formas mais económicas de poder comprar uma fonte de proteína.
6 -Pode ser utilizado em refeições a qualquer hora do dia, desde a refeição mais simples à mais elaborada.
7 -A gema do ovo é uma excelente fonte de colina, um nutriente cujas investigações demonstram ser necessário à formação de tecido cerebral e memória e também desempenhando um papel importante na prevenção de doenças do coração.
8 -"É um alimento Funcional" - A luteína e zeaxantim estão presentes no ovo e são substâncias que podem baixar significativamente o risco de degeneração macular que é uma das principais causa de cegueira afectando pessoas com mais de 65 anos. Além disso diminui a probabilidade de contrair cataratas.
1 comentário:
não fazia ideia que este dia existia.
Estamos sempre a aprender.
Enviar um comentário