quarta-feira, 5 de novembro de 2008

O Vaso com Rachas


«Conta a lenda indiana que um homem transportava água todos os dias para a sua aldeia, usando dois grandes vasos que prendia nas extremidades de um pedaço de madeira, e colocava atravessado nas costas.

Um dos vasos era mais velho que o outro, e tinha pequenas rachas; cada vez que o homem percorria o caminho até à sua casa, metade da água se perdia.

Durante dois anos o homem fez o mesmo percurso. O vaso mais jovem estava sempre muito orgulhoso do seu desempenho, e tinha a certeza que estava à altura da missão para o qual tinha sido criado, enquanto que o outro vaso envergonhava-se por cumprir apenas a metade de sua tarefa, mesmo sabendo que aquelas rachas eram fruto de muito tempo de trabalho.

Estava tão envergonhado que um dia, enquanto o homem se preparava para retirar água do poço, decidiu falar com ele:
- Quero pedir desculpas, já que devido ao meu tempo de uso, o senhor só consegue obter metade da minha carga, e saciar metade da sede na sua casa.

O homem sorriu, e disse-lhe:
- Quando voltarmos, por favor olha cuidadosamente o caminho.

Assim foi. E o vaso notou que, do seu lado, cresciam muitas flores e plantas.

- Vês como a natureza é mais bela do teu lado? – comentou o homem. – Sempre soube que tu tinhas rachas, e resolvi aproveitar-me desse facto. Semeei flores e legumes, e és tu quem os tem regado sempre. Já colhi muitas rosas para decorar a minha casa, alimentei os meus filhos com alface, couves e cebolas. Se tu não fosses como és, como poderia ter feito isso?

Todos nós, em algum momento, envelhecemos e passamos a ter outras qualidades. É sempre possível aproveitar cada uma destas novas qualidades para obter um bom resultado.»

(Desconheço o autor)

Sem comentários: