A queda de neve ocorre quando os cristais de gelo não se fundem antes de chegarem ao solo, em virtude da baixa temperatura da atmosfera. Quando a queda de neve se prolonga por um período de tempo relativamente longo e abrange uma área relativamente extensa estamos em presença de um nevão. Efeitos As principais consequências dos nevões são o isolamento de pessoas (residentes, turistas e desportistas de montanha), a redução da visibilidade e as complicações na circulação rodoviária (condução perigosa devido ao gelo e estradas interrompidas, por exemplo).
Os nevões, se prolongados, podem induzir também perturbações em diversas actividades económicas, o encerramento de escolas e prejuízos em culturas agrícolas e na actividade pecuária. Introduzem também uma maior pressão sobre a produção de energia, devido às maiores solicitações à rede eléctrica.
A prolongada exposição ao frio associado a um nevão pode causar no ser humano hipotermia e queimaduras, sendo as crianças e os idosos as populações mais vulneráveis.
- Evite uma exposição excessiva ao frio.
- O perigo extremo ocorre quanto um nevão é acompanhado de vento forte, pois a situação de desconforto térmico aumenta e sente-se mais frio. Não saia de casa nessas alturas.
- Se vai ter necessidade de passar muito tempo no exterior da casa, use várias peças de roupa, em vez de uma única peça de tecido grosso. Use um chapéu ou gorro para proteger a cabeça.
- Evite caminhar em zonas com gelo, para evitar o risco de quedas que podem produzir graves lesões.
- Os idosos, crianças e pessoas com dificuldades de locomoção não devem sair de casa.
Se Viajar de Automóvel
- Evite deslocações desnecessárias. Se, no entanto, tiver necessidade de utilizar a sua viatura, procure levar consigo um rádio, lanterna, roupa quente e um cobertor. Leve também alimentos ricos em calorias e não se esqueça do telemóvel, se o tiver.
- Evite viajar sozinho no automóvel. Caso tal não seja possível, assegure-se de que alguém conhece a sua rota de viagem e sabe as estradas que vai utilizar.
- Antes de iniciar viagem, faça uma revisão rápida do nível de gasolina, luzes e travões. Coloque um líquido anticongelante no radiador e correntes para a neve.
- Informe-se junto das autoridades dos riscos que vai enfrentar no seu trajecto. Procure conhecer locais de refúgio (povoações, hotéis, estalagens).
- Viaje de dia e mantenha o rádio ligado para ouvir as informações meteorológicas ou de trânsito. Se a estrada não oferecer condições de segurança volte para trás.
- Conduza cuidadosamente, mantendo a velocidade reduzida e sem fazer movimentos bruscos com o automóvel.
- Resista à tentação de poupar tempo guiando mais depressa do que as condições meteorológicas e do piso o permitem.
- Procure avançar em cima de neve mais recente, evitando sempre as zonas com gelo na estrada.
- Se, durante a viagem, ficar imobilizado pelo nevão, contacte por telefone móvel, caso possa, para o 112 e exponha, com objectividade, a sua situação.
- Se estiver longe de uma povoação, deve manter a calma e permanecer dentro da viatura. O automóvel servirá de barreira ao vento e os pneus actuarão como isolante, em caso de trovoada.
- Tente colocar um pano colorido na antena para chamar a atenção.
- Ligue o motor cerca de dez minutos em cada hora. Abra uma fresta na janela que se encontra do lado oposto ao vento para deixar renovar o ar e evitar o envenenamento por monóxido de carbono.
- Mantenha o tubo de escape limpo de neve. Não deixe que o fumo chegue ao interior da viatura, pois poderá ficar intoxicado.
- Faça pequenos exercícios com os braços, pernas e dedos para manter a circulação sanguínea. Não adormeça.
- Procure estar atento às indicações difundidas pela Protecção Civil na rádio.
Sem comentários:
Enviar um comentário