sábado, 12 de junho de 2010

Prémio Champalimaud Visão


A Fundação Champalimaud - criada por testamento do empresário António Champalimaud - apoia a investigação de ponta nas Ciências Médicas e tem como prioridade estimular descobertas que beneficiem as pessoas, bem como apoiar a descoberta de novos padrões de conhecimento.
A atribuição do galardão alterna entre a valorização de descobertas científicas excepcionais no campo da visão em anos par, enquanto em anos ímpar destina-se a reconhecer contribuições significativas para minimizar, no terreno, os efeitos das perturbações e perda de visão, especialmente nos países em desenvolvimento.

Este ano, os norte-americanos Anthony Movshon e William Newsome são os vencedores da edição do Prémio António Champalimaud Visão, pelos seus trabalhos sobre o papel do cérebro na reconstrução das imagens e na forma como os seres humanos agem e compreendem.
Ao longo dos últimos 30 anos, os dois cientistas realizaram «notáveis trabalhos», que alteraram a forma como é entendido o papel do cérebro «na reconstrução de imagens e na forma como os seres humanos percepcionam, interpretam e actuam».

Sem comentários: