terça-feira, 8 de junho de 2010

Teste de sangue detecta cancro melhor do que mamografia


Diagnóstico precoce de tumores, tanto da mama como da próstata, pode vir a ser mais eficaz

No futuro, o diagnóstico precoce do cancro passa pela realização de testes pouco invasivos e seguros como uma análise ao sangue. Existem várias empresas a investigar formas de detecção de tumores, como a Chronix Biomedical que acaba de apresentar um teste que permite identificar o cancro da próstata e tumores da mama nos seus estados iniciais.

A eficácia destes testes é maior que a mamografia tradicional e não os efeitos secundários de um teste radiológico. Com 92 por cento de sensibilidade e cem por cento de especificidade da análise ao sangue, a mamografia alcança 75 e 92 por cento, respectivamente.

Mesmo na detecção do cancro da próstata, as análises foram mais eficazes do que o PSA, actualmente o único teste no sangue para o tumor maligno masculino. Os resultados foram apresentados em Chicago, durante o congresso da Associação Americana de Oncologia.

O novo teste é prometedor, mas os resultados foram obtidos numa mostra ainda pequena, num ensaio clínico apenas com 575 pessoas, das quais 178 tinham um tumor inicial na mama, 197 cancro de próstata avançado e 200 indivíduos saudáveis para grupo de controlo.
Fonte: http://www.cienciahoje.pt

Sem comentários: